Como contribuir para o desenvolvimento da sua criança.

 

 

Se a sua criança ainda se comporta com se fosse um bebê tem algo bem errado acontecendo…

É da natureza do ser humano desenvolver-se, evoluir, crescer, dê o nome que quiser.

Porém, se uma criança, que já está com 4, 5 anos, mas ainda se comporta como bebê, isso aponta para questões que precisam ser analisadas afim de contribuir para esse desenvolvimento.

Para seu entendimento, o desenvolvimento não se trata apenas de a criança estar crescendo saudável, estar indo bem na escola, não dar trabalho para os pais, entre outros…

Não é disso que estou falando.

Estou falando da complexidade e profundidade que há no desenvolvimento das crianças.

A criança é profundamente influenciada pelo ambiente em que vive, pelas oportunidades de acesso a saúde, alimentação, conhecimento, pelos próprios familiares, além de ela própria estar passando por profundas mudanças em tempo integral.

E, é aqui que está o cerne desta questão.

Se não oferecemos um ambiente saudável minimamente para essa criança, se não considerarmos o próprio desenvolvimento natural pela qual vivencia, passamos a limitar esse desenvolvimento.

Apontando aqui para algo importante.

Pais que tendem a infantilizar as crianças ou cobram excessivamente por resultados, ignoram os medos, anseios, não deixam a criança experimentar livremente, não oportunizam momentos, ou ainda pais de crianças com diagnóstico que exageram na super proteção ( me incluo aqui, pois já fui essa mãe), apenas tornamos a vida dos nossos filhos ainda mais complicada.

Pois, uma criança que não lida com os desafios da vida, tende a desistir na primeira dificuldade.

Nesse aspecto, falo com conhecimento profundo, pois sempre que coloco um desafio a mais em uma atividade, muitas crianças se fecham, pensam que não darão conta, choram…

Portanto, dentro das suas possibilidades e conhecimentos, sempre se questione: isso ajuda ou atrapalha no desenvolvimento da minha criança?

Lembrando que aqui, você pode incluir a alimentação errada, o excesso de eletrônicos, a falta de hábitos de leitura, a escovação que você acaba fazendo para não ficar atrasada…

Enfim, a lista é gigante.

Bora conversar sobre isso?

Talvez você goste dos conteúdos abaixo também

2 Comentários

  • Responder Mariana Lopes Brito 27 de fevereiro de 2023 às 20:13

    Boa noite, meu nome é Mariana Lopes Brito, sou estudante do curso de pedagogia na fmu, gostaria de pedir para realizar meu estágio de observação de ambientes não escolares com vocês, aos sábados. Obrigada pela atenção!

    • Responder lilianebarroso 23 de abril de 2023 às 21:37

      Olá!! No momento não estamos recebendo estagiários. Ficamos gratos pelo seu interesse. Boa sorte!!

    Escreva seu comentário abaixo

    Gostaria de receber mais informações sobre Autismo?

    Cadastre o seu e-mail abaixo e receba meus materiais e notícias gratuitamente.

    Digite o seu nome completo.
    Digite aqui o seu E-mail.