Metodologias e aprendizagem

Metodologias são os modelos teóricos, em que escolas se orientam para construir seu currículo. É o campo que estuda os melhores métodos praticados para produção de conhecimento. É uma reflexão sobre os métodos.

Método é o caminho que o professor irá percorrer para conseguir seus objetivos com os alunos.

No Brasil, as metodologias mais utilizadas são: Tradicional, Construtivismo, Sócio Interacionismo e Montessoriana.

Abaixo irei fazer um pequeno resumo sobre cada uma destas metodologias.

TRADICIONAL:  existe um padrão a ser seguido. Acredita-se que é possível ensinar todo conteúdo, da mesma forma para todos. O professor é a figura central e os alunos recebem os conteúdos com passividade, os mesmos são avaliados com lições, trabalhos e provas e assim é medido o seu aprendizado e a retenção do aluno.

 

CONSTRUTIVISMO: É tido como uma corrente pedagógica, acredita que a inteligência humana se desenvolve a partir das ações entre o indivíduo e o meio. Ou seja, o aluno é protagonista da sua aprendizagem do seu processo de aprendizagem, ele cria, experimenta o conhecimento e o aprendizado, resolve problemas, formula hipóteses e valoriza os conhecimentos anteriores.

Não tem avaliações, já que quem constrói o conhecimento é o aluno.

É um método muito criticado no Brasil, dado as condições estruturais da escola, excesso de alunos e trabalho dos professores, entre outras questões.

 

SÓCIO-INTERACIONISMO:  acredita-se que o conhecimento é fruto de uma construção, onde o sujeito se constrói por meio das relações sociais e culturais. O aluno é o centro da aprendizagem e o professor tem papel de mediador e não o único detentor do conhecimento. A criança é capaz de ensinar a outra criança.A avaliação serve de orientador, para o professor construir suas estratégias e contribuir nesta construção de aprendizagem do aluno.

 

MONTESSORIANA:  acredita-se que as crianças podiam aprender sozinha. Reforça a importância da autonomia e iniciativa nos processos de aprendizagem, utilizando os conhecimentos prévios e experiências para construir o conhecimento. As salas deverão ser equipadas dentro da proposta. O professor guia o processo, tirando dúvidas e organizando os espaços, para garantir a evolução do indivíduo. Existem módulos obrigatórios propostos, as classes são organizadas com método tradicional ou por ciclos, com crianças de idades diferentes. A avaliação é feita por observação e registros detalhados.

Talvez você goste dos conteúdos abaixo também

2 Comentários

  • Responder Maria 14 de março de 2023 às 20:01

    Bom

    • Responder lilianebarroso 23 de abril de 2023 às 19:13

      Obrigada!!

    Escreva seu comentário abaixo

    Gostaria de receber mais informações sobre Autismo?

    Cadastre o seu e-mail abaixo e receba meus materiais e notícias gratuitamente.

    Digite o seu nome completo.
    Digite aqui o seu E-mail.