Metodologias são os modelos teóricos, em que escolas se orientam para construir seu currículo. É o campo que estuda os melhores métodos praticados para produção de conhecimento. É uma reflexão sobre os métodos.
Método é o caminho que o professor irá percorrer para conseguir seus objetivos com os alunos.
No Brasil, as metodologias mais utilizadas são: Tradicional, Construtivismo, Sócio Interacionismo e Montessoriana.
Abaixo irei fazer um pequeno resumo sobre cada uma destas metodologias.
TRADICIONAL: existe um padrão a ser seguido. Acredita-se que é possível ensinar todo conteúdo, da mesma forma para todos. O professor é a figura central e os alunos recebem os conteúdos com passividade, os mesmos são avaliados com lições, trabalhos e provas e assim é medido o seu aprendizado e a retenção do aluno.
CONSTRUTIVISMO: É tido como uma corrente pedagógica, acredita que a inteligência humana se desenvolve a partir das ações entre o indivíduo e o meio. Ou seja, o aluno é protagonista da sua aprendizagem do seu processo de aprendizagem, ele cria, experimenta o conhecimento e o aprendizado, resolve problemas, formula hipóteses e valoriza os conhecimentos anteriores.
Não tem avaliações, já que quem constrói o conhecimento é o aluno.
É um método muito criticado no Brasil, dado as condições estruturais da escola, excesso de alunos e trabalho dos professores, entre outras questões.
SÓCIO-INTERACIONISMO: acredita-se que o conhecimento é fruto de uma construção, onde o sujeito se constrói por meio das relações sociais e culturais. O aluno é o centro da aprendizagem e o professor tem papel de mediador e não o único detentor do conhecimento. A criança é capaz de ensinar a outra criança.A avaliação serve de orientador, para o professor construir suas estratégias e contribuir nesta construção de aprendizagem do aluno.
MONTESSORIANA: acredita-se que as crianças podiam aprender sozinha. Reforça a importância da autonomia e iniciativa nos processos de aprendizagem, utilizando os conhecimentos prévios e experiências para construir o conhecimento. As salas deverão ser equipadas dentro da proposta. O professor guia o processo, tirando dúvidas e organizando os espaços, para garantir a evolução do indivíduo. Existem módulos obrigatórios propostos, as classes são organizadas com método tradicional ou por ciclos, com crianças de idades diferentes. A avaliação é feita por observação e registros detalhados.
2 Comentários
Bom
Obrigada!!